O treino e a experiência de cada pessoa, pode fazer com que a sua actuação, tenha cada vez mais eficácia.

O ser humano é mais importante para mim do que tudo o que possam pensar ou dizer a meu respeito. Por isso, deixo-lhe aqui algumas linhas condutoras para ser saudável e para acreditar no seu corpo.

Tanto a beleza intelectual e a discussão dos grandes problemas mundiais me fascinam, como me deslumbro com o trabalho da formiga, o evolucionar do bicho de conta, e a parte física do ser humano.

Todos nós temos poderes que ainda não utilizámos porque não acreditamos neles.

Sinto-me obrigado a falar abertamente, mas não exaustivamente, na minha experiência pessoal.

LEIA COM ATENÇÃO

Vou-lhe fornecer regras base para viver com saúde.

Medite em cada parágrafo.

Volte a ler de novo.

Não leia mais de 10 páginas por dia.

Depois de ler, tudo será diferente.

Não esqueça que estas regras não excluem o recurso ao médico sempre que necessário.

DEPOIS DE UMA NOITE MAL DORMIDA

TUDO COMEÇA

A CORRER DIFERENTE

DO QUE TINHAMOS PENSADO

A primeira pessoa no mundo para cada um de nós, somos nós.

A palavra que mais repetimos é sem dúvida: EU.

Eu faço. Eu tenho. Eu disse. Eu sou... no entanto, perante uma noite mal dormida, já começamos a duvidar se somos os mais importantes.

À segunda noite mal dormida, já quase não nos interessa saber quem somos. As pernas tremem-nos e sentimos suores que mal sabemos definir.

À terceira noite é o fim; dói-nos as costas, o estômago, temos olheiras infernais e não podemos com uma gata pelo rabo.

As causas principais da perda de sono são a ansiedade, o cansaço excessivo, a angústia e a depressão.

Quem sofre de insónias, mais cedo ou mais tarde, apresentará graves perturbações do foro psiquiátrico.

Todos conhecemos aqueles que dormem mal: irritam-se com facilidade, esquecem-se do que pretendem fazer, não dizem coisa com coisa e queixam-se frequentemente de dores de cabeça.

A insónia, a falta de sono ou o sono que vem aos soluços e não nos deixa descansar, é todo ele fruto da tensão em que vivemos o dia a dia.

O ser humano, inadvertidamente, leva os problemas financeiros, familiares, comerciais e todo o género de palermices sem importância para a cama. Depois ensaca-se de comprimidos para recuperar o sono.

Novo erro e mais grave. Não consegue descansar convenientemente, embora durma.

Os tranquilizantes diminuem-lhe a ansiedade mas tornam-no apático, criam-lhe habituação aos soporíferos e aí começa a perda dos reflexos e a perda do controlo do próprio corpo.

Quem não morre da doença, vai morrendo lentamente, por inércia, por indiferença. Não vive, sobrevive.

A nossa finalidade, nas próximas páginas, é ajudar estes potenciais doentes a curarem-se.

Escusam de procurar desculpas, de repetir que é da vida que levam, do stress quotidiano, das dores de estômago, das preocupações familiares e profissionais, da falta de dinheiro, etc...

Muitos outros, também sofrem destes males e aguentam-se, e vão à luta, e resolvem os seus problemas porque dormem. Eles sabem que se não o fizerem, no dia seguinte não conseguem trabalhar como deve ser, o rendimento diminui, os proventos também e os problemas agravam-se.

SÓ AQUELES QUE DORMEM À NOITE TÊM OS OLHOS BEM ABERTOS DURANTE O DIA PARA VENCER A VIDA

Quer um conselho?

Ao entrar no vale dos lençóis esqueça tudo quanto fez durante o dia. Isso de conversar com o travesseiro para resolver um problema familiar ou financeiro, era antigamente.

Pense bem no que lhe vou dizer.

Hoje, avança-se mais num dia, do que nos primeiros cinquenta anos do século passado.

A vida mudou. Anda tudo muitíssimo mais depressa. Só aqueles que dormem à noite é que têm os olhos bem abertos durante o dia para vencer esta vida que tem tantos problemas como coisas agradáveis.

Estamos neste planeta não para nos comermos uns aos outros, mas para nos ajudar mutuamente a saborear os frutos desta árvore imensa e deliciosa que é o mundo.

Se alguns, menos inteligentes, mas mais espertalhotes não compreendem isto e lhe fazem a vida negra, que isso não lhe tire o sono. É bem desperto que resolve as complicações da vida.

Nunca vá para a cama com a mais leve preocupação. Fiz milhares de experiências antes de lhe estar a falar sobre este assunto e todas as pessoas que contactei mais tarde, para saber os resultados, me confirmaram que agora dormiam sem quaisquer sobressaltos.

Só os muito fracos não são capazes de tirar da cabeça as preocupações antes de se deitarem. Eles sabem que não resolvem nenhum problema, enquanto estão deitados, mas teimam em se martirizar.

ANTES DE IR PARA A CAMA LEIA-ME. DEPOIS...DURMA REGALADAMENTE

Vou-lhe sugerir algumas regras para dormir. Cumpra-as à risca.

Primeiro: não leve nenhuma preocupação para a cama. Durante o dia dê o seu melhor. Pare de vez em quando para reflectir e encontrar a solução para o problema que lhe causa aflições. Se não encontrar a solução nesse dia, encontra-a no outro ou no outro. À noite é que não. Durma!

Segundo: não use roupa apertada, nem utilize cobertores muito pesados para dormir.

Terceiro: evite o café, o chá e as bebidas alcoólicas.

Pagina Inicial - 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17

18 19 20 21 22 23 24 25