MANIAS DOS PORTUGUESES:

Embora não pareçam, os portugueses são bastante envergonhados e muitas vezes incapazes de tomar atitudes vulgaríssimas mas que eles pensam menos próprias. É o chamado sentido crítico exagerado e um enorme medo do ridículo; no entanto, quando têm cursos superiores gostam que os tratem por doutores. É outro complexo, que não faz mal ao mundo e que vai passar com o tempo.

Os homens e mulheres portugueses que deslumbraram e continuam a deslumbrar o mundo, não tiveram cursos especiais. Tiveram e têm o saber da vida. Cito alguns: Gil Vicente, Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral, Camões, Bocage, Florbela Espanca, Alexandre Herculano, Fernando Pessoa, José Saramago.

Os homens e as mulheres portugueses são muito amáveis e carinhosos. Às vezes as turistas sentem um certo incómodo porque não estão habituadas a tantas atenções nos seus próprios países onde os homens pensam mais no trabalho ou numa pequena farra com os amigos, e evitam falar com desconhecidos.

Lisboa é o protótipo da casa portuguesa, simbolizada no fado: "É uma casa portuguesa com certeza... é com certeza uma casa portuguesa..." Depois vem a ligação familiar com os clubes de futebol: o Sporting, o Benfica e o Porto. Ser de um destes clubes é tanto, ou mais, do que ser familiar de sangue e, mesmo que os membros dos clubes nunca se tenham conhecido, basta a simples menção de serem do Benfica, do Sporting, ou do Porto há vários anos para de imediato se estabelecer uma entreajuda e uma amizade sólida e duradoura. A ligação ao Porto, ao Sporting ou ao Benfica é para toda a vida. Percam ou ganhem, os adeptos ficam-lhes fieis até à morte. Português pode mudar de Partido ou de Religião. De Club não há memória de vira-casacas.

Fica uma pequena sugestão: em Lisboa nunca ande com muito dinheiro na carteira e nunca se meta em apertos com muito barulho à mistura. Os amigos do alheio actuam em grupos de três. Um coloca-se em frente da vitima e os outros ajudam no "trabalho". Por vezes, um finge que perdeu uma moeda, enfim, tenta distrair a assistência. Tenha cuidado. Não queremos que fique com má impressão dos lisboetas, embora estas situações sejam frequentes em todos os países do mundo. Também não dê esmolas. A Câmara Municipal de Lisboa e o Governo têm um bom serviço de apoio social aos carenciados. Só não recorre a ele os que desejam viver de expedientes. Há casas de acolhimento temporário, refeições gratuitas e balneários também gratuitos. Por favor não alimente vícios. Não facilite a tentação.

Lisboa é a cidade mais segura da Europa onde é frequente encontrar à hora do almoço ou do jantar um ou outro Ministro ou o Presidente da Câmara sem qualquer tipo de guarda-costas.

Só mais uma observação. Lisboa é uma cidade muito antiga e que, felizmente, não sofreu guerras; por esse motivo, às vezes, as ruas podem parecer menos limpas, apesar dos cuidados dos Serviços Municipais. Isso deve-se não só aos edifícios e ruas antigas mas também à falta de chuvas, tão frequentes nos países do Norte da Europa, e lhes dá um ar de limpeza que aqui é muito difícil de conservar apesar de todos os dias as ruas serem lavadas.

Lisboa tem a forma de um anfiteatro com muitas galerias e muitos miradouros de onde se vêem os monumentos e ouvem os sons de uma cidade calma e saudável, que liga os costumes e as tradições do século XII ao ultra sofisticado século XXI. Tudo convive num tempo que não pára e se passeia tranquila-mente por Alfama, pelo Castelo, pela Graça, pela Mouraria, pelo Bairro Alto, pela Madragoa como no tempo dos Cruzados e dos Árabes.

Página anterior - Página principal - 03 -Página seguinte